Você já deve ter notado a beira de várias estradas ou até mesmo às margens de algum rio, uma estrutura semelhante a um muro feito de pedras. Essa estrutura é conhecida como muro de gabião, e é extremamente importante para a contenção de barragens e drenagem de água, inclusive para obras marítimas e muito mais.
O gabião vem da palavra italiana Gabbione, que significa um grande cesto para transporte de terra, adubos O uso destes cestos já era muito difundido entre os egípcios que fizeram estruturas de contenção no rio Nilo com bambus trançados e cheio de pedras cerca de 5.000 anos a.c.. Os chineses também utilizavam a mesma técnica, há 1.000 anos a.c.
Neste artigo você encontrará informações pertinentes em relação aos muros de gabião como características estruturais, composição e funcionalidades.
O que é e do que é feito um muro de gabião?
Vantagens
O muro de gabião é uma estrutura de contenção muito utilizada no mercado nacional é composto por pedras empilhadas em gaiolas de arame cozido hoje atualmente estas gaiolas são de arame galvanizado e revestido de pvc, possui características importantes para uma estrutura de contenção, como boa resistência aos esforços solicitantes, permeabilidade e baixo impacto ambiental, comparado com outros tipos de muros de arrimo o gabião possui um ótimo custo benefício.
Por conta disso, é muito usado em projetos de contenção de encostas de córregos e rios.
O muro de gabião auxilia na redução da velocidade da água e mantém o crescimento da vegetação ao seu redor, por possuir frestas na estrutura de arame.
Possui um ótimo custo benefício, mas o serviço é feito artesanalmente e exige uma mão de obra experiente para que a estrutura seja bem projetada. Trata-se de uma atividade simples pois não utiliza concreto ou argamassa, onde o material deve ser acondicionado da forma certa e as amarrações do arame devem ser feitas com precisão.
Quais são as suas características estruturais?
Para cumprir suas funções, o muro de gabião possui diversas características estruturais vantajosas para a ‘construção civil’. Confira algumas delas:
1. Drenante e permeável
Uma das características mais importantes dos muros de gabião. Sua estrutura possui “vazios” que torna o muro permeável, permitindo a drenagem do fluxo de água que está sendo contido.
2. Estrutura flexível
É possível instalar o muro de gabião de acordo com o formato do solo, por se tratar de uma estrutura flexível que suporta determinadas deformações sem correr o risco de romper.
3. Durável
A estrutura formada por pedras já é resistente, mas as telas de aço galvanizado e revestido com PVC recebem.
4. Ecologicamente integrável
Os muros de gabião são frequentemente usados em ambientes como matas preservadas, córregos, rios e lagos, mantendo a aparência rústica e ainda não prejudicando o crescimento da flora por conta das frestas em sua estrutura.
Onde mais o muro de gabião é utilizado?
Como já foi dito anteriormente, o muro de gabião possui ótima flexibilidade estrutural e pode ser utilizado para diversos fins além de drenar rios ou conter obras viárias.
Suas utilizações vão desde o revestimento de bacias ao controle de erosão hídrica, como:
Obras de drenagem hidráulica;
Contenções ancoradas com tirantes;
Muros de arrimo em construções prediais;
Canalização e conformação de rios tais canalizações, correção curso d’gua, estabilização fundo do leito, proteção das margens;
Obras Marítimas como construção de cais, construção de espigões e proteção de praias;
Suporte para pontes;
Elementos paisagísticos.
Tipos de gabião
O gabião tipo colchão tem formato de paralelepípedo, grande no comprimento e na largura, porém pequeno na altura. São utilizados em barragens em terra, revestimento para canais e escadas dissipadoras, estrutura que controla a carga hidráulica de um curso de água, permitindo que a velocidade de escoamento seja compatível com o material que o revestem, evitando assim erosões e surgimento de voçorocas (fendas produzidas na terra por forte enxurrada). Ou seja, essa estrutura dissipa a energia de um curso de água quando há necessidade de vencer grande diferença de nível em uma curta distância;
O gabião tipo caixa tem formato de prisma retangular e é bastante utilizado na construção de canalizações, muros de barragem e de contenção;
O gabião tipo saco tem formato cilíndrico e são usados em locais onde se requer rápida intervenção, ou seja, em obras emergenciais, ou quando o solo de apoio apresenta baixa capacidade de suporte.