top of page
Foto do escritorGeossintec

Soluções de irrigação com geossintéticos

Atualizado: 6 de jun.

Nessa seção, você pode contextualizar a importância da irrigação para o sucesso das plantações e o papel da Geossintec em oferecer soluções eficientes e inovadoras nessa área.

O Brasil é o país com a maior concentração de reserva de água natural do planeta. Isso se dá devido a sua diversidade geográfica e a extensão territorial. Os reservatórios de água naturais variam entre rios, lagos, açudes, aquíferos e reservas subterrâneas. Os principais reservatórios são a Bacia Amazônica, a Bacia do Rio São Francisco, o Aquífero Guarani e a Região do Pantanal. Porém, nas últimas décadas no país, e apesar de ser o país com o maior reservatório natural de água, passou por diversas crises hídricas.


irrigação com geossintéticos

Em 2014-2015 o sudeste do país passou por uma crise hídrica decorrente de vários fatores, como a falta de chuva, o aumento do consumo de água e a falta de investimento em infraestrutura. Em 2017 foi o nordeste do país que sofreu com esta crise. Neste ano ocorreu uma seca prolongada na região, o que reduziu drasticamente o volume de água nos reservatórios e açudes. E em 2021 a crise ocorreu na região centro-oeste, também ocasionada pela falta de chuvas e pelo aumento no consumo de água.


As consequências dessas crises envolvem, principalmente, a redução da oferta de água potável e prejuízos econômicos significativos para o setor de agricultura, com a perda de colheita e morte de animais.

Existem algumas medidas que podem contribuir para um uso mais sustentável da água. Dentre as principais podemos citar a redução do consumo de água, com o uso de tecnologias mais eficientes na irrigação de plantações, a diminuição do desperdício nas residências e o uso de fontes alternativas de água, como a utilização da água da chuva.


Adotar medidas de proteção nas áreas de recarga dos aquíferos, restaurar as áreas degradadas e recuperar as margens dos rios podem contribuir significativamente com a conservação dos recursos hídricos. A elaboração e implementação de políticas públicas para o uso sustentável da água são fundamentais para uma gestão integrada dos recursos hídricos que envolva a participação de todos os setores da sociedade.

Por fim, mas não menos importante, há a possibilidade de investimento em infraestrutura, como represas, adutores e sistemas de tratamento de água, com o objetivo de aumentar a oferta de água potável. É sobre essa última solução, o investimento em infraestrutura, mais especificamente, que queremos tratar neste texto e mostrar o quanto os geossintéticos podem contribuir com ela. Investir nos geossintéticos é algo que com o passar do tempo trará grandes resultados, inclusive financeiros, uma vez que você estará preparado para possíveis novas crises.

Soluções da Geossintec (irrigação com geossintéticos)

A Geossintec possui soluções para as crises hídricas que tem prejudicado algumas regiões do nosso país, mesmo ele sendo o maior em reserva natural de água do mundo. A empresa possui especialidade em reservatórios de água, sejam eles lagoas ou cisternas. Ao longo dos anos os reservatórios (ou lagoas) de tratamento de efluentes acumulam sólidos.


irrigação com geossintéticos

Esse material acumulado no fundo da lagoa prejudica o tratamento do efluente e caso haja vazamentos o solo e o lençol freático podem se contaminar, o que caracterizar até um crime ambiental. Os diversos serviços que envolvem a recuperação de uma lagoa exigem especializações em cada área de atuação, assim como, conhecimento para coordenar os mesmos, de atendimento a um cronograma, muitas vezes, exigido por órgãos ambientais.

O processo ocorre em várias etapas, sendo elas:

  • Limpeza e esvaziamento: é feita pela dragagem de lodo líquido, retirada e escavação do lodo sólido e, também, do solo contaminado no fundo e nos taludes, o que é feito através de equipamentos próprios para estas atividades, tais como hidrovácuo e escavadeiras hidráulicas.

  • Destinação: estes materiais são transportados através de caminhões tanque ou caçamba, e destinados diretamente para uma estação de tratamento de efluentes ou aterro industrial.

  • Desidratação: existe a possibilidade ainda de o lodo líquido ser desidratado através de geotubes, que farão a separação dos sólidos, reduzindo o volume e custos final da destinação.

  • Avaliação: a lagoa limpa pode ser avaliada, e, caso necessário, completamente reformada.

  • Reforma: pode envolver diversos serviços desde projeto, restauração de taludes e fundo, topografia e nivelamento, montagem de sistemas de drenagem de líquidos e gases, substituição completa da geomembrana, poço testemunho, vertedouros, entre outros.


As vantagens de usar geotecnia

A utilização de geomembrana é uma alternativa moderna e eficiente para a construção de reservatórios de água. Podemos dizer isso, pois se trata de um material impermeável e flexível, feito de polímeros, que possuem o objetivo de reter líquidos. Utilizar esse material impede a infiltração de água no solo e garante maior retenção da água armazenada.

Além de tudo isso, a aplicação da geomembrana é relativamente fácil e rápida, quando comparada com outros tipos de reservatórios. Outra vantagem é que a elas podem ser fabricadas em tamanhos e espessuras diferentes, o que facilita a sua adequação às necessidades do projeto. Sendo assim, sua aplicação se torna mais rápida e econômica, além de grande flexibilidade.

Como se não bastassem essas vantagens, a geomembrana também possui a característica de precisar de pouca manutenção. O material é resistente a agentes químicos, radiação UV e outros elementos que podem prejudicar outros tipos de materiais. E, no caso, do material sofrer algum tipo de dano, eles podem ser facilmente reparados, sem a necessidade de uma reconstrução completa.

Tudo isso não significa que não haja a necessidade de habilidades técnicas especializadas e equipamentos específicos, o que pode aumentar o custo da construção dependendo das especificidades da obra. Além disso, é necessário garantir que a qualidade da geomembrana seja adequada para o ambiente em que será instalada, para garantir a eficiência e durabilidade do reservatório.

Solução para crises hídricas

Possuir lagoas e cisternas como forma de armazenamento de água pode ser uma boa solução para enfrentar as possíveis crises hídricas em casos de escassez temporária de chuvas, por exemplo. Ela é uma ótima estratégia para garantir um suprimento de água para a agricultura, ou mesmo para o consumo de pessoas e animais. Para tanto ela pode ser distribuída por canais ou tubulações advindas desses reservatórios.

No exemplo citado acima a melhor solução é uma lagoa, pela capacidade de armazenar água em grande escala. A lagoa pode ser artificial e contar com um material impermeável que impede a infiltração da água no solo. A lagoa pode ser alimentada por diversas fontes de água, como rios, nascentes e até pela chuva e ela poderá ser consumida apenas quando for realmente necessário.

As cisternas são utilizadas como uma solução de menor escala. Elas são mais comuns em áreas rurais remotas, onde há dificuldade de acesso à água. Geralmente esses reservatórios coletam a água da chuva e a deixam armazenada para uso posterior. Sua fabricação é bastante variada, tanto em relação ao material utilizado, quanto em relação ao seu tamanho.

As principais vantagens de construir lagoas e cisternas com o objetivo de armazenar água é que elas são relativamente baratas e fáceis de construir e manter. Ainda mais quando comparamos com outras formas de armazenamento de água, como barragens ou estações de tratamento de água. Porém, é importante observar que essa não é uma estratégia definitiva para resolver crises hídricas. Outras medidas de conservação e uso eficiente desse recurso devem ser implementadas. Contudo, pode auxiliar de maneira significativa as cidades que são afetadas por este fenômeno.

Você sabia que a Geossintec tinha esse tipo de solução para o seu negócio, ou para a população da sua cidade?


Invista agora para ter mais tranquilidade lá na frente. Em caso de dúvida não deixe de entrar em contato com a gente!

bottom of page